Alterações legais em 2017

Se tem uma empresa grande ou pequena, é essencial manter-se atualizado sobre as alterações legais e garantir que o seu software está de com estas alterações.
Em 2017, segundo a portaria nº 302/2016, as alterações legais são essencialmente 2 tipos:

              • Nova estrutura do ficheiro SAF-T
              • Introdução das taxonomias

De forma resumida, o ficheiro SAF-T(PT) é uma estrutura normalizada com toda informação fiscal de uma empresa, num determinado periodo.
 
Com estas alterações legais foram acrescentados novos campos ao ficheiro SAF-T (PT), relativos aos Impostos Especiais de Consumo e Impostos Aduaneiros, bem como aos equipamentos vendidos.
 
Foi ainda criado o conceito das taxonomias, sistema de codificação que permite fazer a correspondência entre o plano de contas das empresas e um sistema de códigos disponibilizado pela AT. Na prática, as taxonomias permitem o correto preenchimento do SAF-T (PT), assim como o preenchimento das demonstrações financeiras na Informação Empresarial Simplificada (IES).
 
Estas novas regras são aplicadas a todas as empresas que se encontrem obrigadas a gerar o ficheiro SAF-T (PT), e entram em vigor a partir do dia 1 de julho de 2017. A partir desta data, é necessário que as empresas tenham o seu software atualizado para não entrarem em incumprimento.
 
O Software PHC está a incorporar as implementações necessárias para adotar todas estas alterações legais. Tudo para que não tenha de se preocupar.
 
Fique atento às próximas noticias sobre o SAF-T (PT) .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *