Sabe que tem de alterar os Idus quando colocar a versão 16? Como temos vindo a comunicar, estamos a desenvolver a versão 16 do PHC CS e um dos temas com maior impacto é o Despacho 8632/2014 de 03 de julho, que veio alterar as regras de certificação de software, sendo que uma dessas alterações incidiu sobre o desenho de relatórios de impressão dos documentos emitidos pela aplicação (IDU), conforme passamos a citar: 3.2.9 – Que a parametrização e desenho dos formulários de impressão dos documentos seja efetuada pelo produtor de software ou, caso seja facultado ao utilizador a possibilidade de criação de novos tipos de documentos, estes sejam validados pelo produtor de software, por exemplo, através de assinatura digital. Em circunstância alguma podem ser utilizados formulários sem a referida validação e respeito pelo descrito no ponto 3.3.1. Para irmos ao encontro desta imposição legal foi necessário efetuarmos alterações ao nível do desenho da impressão de documentos, as quais vão ter implicações nos desenhos de IDUs existentes nas bases de dados dos nossos Clientes que tenham PHC CS.
Para que possa, desde já, efetuar um correto e atempado planeamento da reestruturação dos IDUs para a versão 16, criámos um documento de apoio que poderá fazer download, com a indicação dos campos obrigatórios, por tipo de documento. É importante que proceda, o quanto antes, a estas alterações, visto que, ao instalar a nova versão, os Clientes irão deixar de poder imprimir os documentos emitidos.Para além dos campos obrigatórios exigidos quer pelo CIVA – Código do Imposto Sobre o Valor Acrescentado, quer pelo Despacho 8632/2014, foram também efetuadas outras validações que têm por objetivo controlar a impressão dos campos e a sua apresentação no documento em papel, por exemplo:- Sobreposição de campos obrigatórios; – Caixa de texto ou outros elementos inseridos por cima de campos considerados obrigatórios; – Tamanhos e cores de texto em campos de relevância fiscal, não sendo permitido o uso de tamanho muito pequenos ou muito grandes; – Localização do campo de Certificação ( o qual não pode ser inserido nas extremidades do documento).Alertamos também que vão existir novos campos de caráter obrigatório, como a data de entrega efetiva dos bens/serviços em documentos do tipo “Fatura”, assim como os campos Transporte e a Transportar, sendo que estes deverão ser inseridos no desenho de impressão, caso contrário a aplicação não irá permitir a impressão do documento.Tal como foi comunicado na notícia do dia 24.11.2014 – Nova Versão do PHC CS –, voltamos a referir que queremos proporcionar aos nossos Clientes uma solução dentro das obrigações legais, de forma a permitir-lhes o conforto e garantia na validação dos seus documentos, utilizando apenas o nosso software. Temos como objetivo uma versão estabilizada e com o mínimo de impacto na experiência de utilização, contudo, alerto que esta alteração irá implicar a criação de um fluxograma logístico para que, na atualização para a v16, nenhum cliente deixe de imprimir os seus documentos de Faturação e Guias de Transporte.