As certificações do ministério francês da educação - o DELF e DALF

O DELF e o DALF são diplomas oficiais emitidos pelo Ministério francês da Educação Nacional, para certificar das competências em francês dos candidatos estrangeiros. O DELF e o DALF são compostos por 6 diplomas independentes, correspondentes aos seis níveis do Quadro europeu de referência para as línguas.

Estes exames destinam-se a qualquer pessoa estrangeira que procure uma certificação oficial dos seus conhecimentos em língua francesa.

As certificações DELF e DALF encontram-se sob a autoridade da Comissão nacional do DELF e do DALF cuja sede está no CIEP.

Os 6 diplomas que constituem o DELF e o DALF são totalmente independentes. Assim, o candidato, em função do seu nível, pode inscrever-se directamente ao exame à sua escolha.

Em cada um dos níveis são avaliadas as 4 competências: compreensão oral e produção oral, compreensão dos escritos e produção escrita.

DELF A1 (Diploma em Estudos da Língua Francesa)

Duração

Cotação

Compreensão oral Resposta a questionários de compreensão relativos a três ou quatro documentos muito curtos gravados e ilustrando situações da vida quotidiana (duas possibilidades de escuta). Duração máxima dos documentos: 3 minutos

Aproximativamente 20 minutos

/25

Compreensão de textos escritos Resposta a questionários de compreensão relativos a quatro ou cinco documentos escritos ilustrando situações da vida quotidiana.

30 minutos

/25

Produção de textos escritos Prova em duas partes: – preencher uma ficha, um formulário – redigir frases simples (cartões postais, mensagens, legendas…) sobre assuntos da vida quotidiana.

> 30 minutos

/25

Produção oral Prova em três partes: – entrevista dirigida – troca de informações – diálogo simulado

5 a 7 minutos Preparação: 10 minutos

/25

DELF A2 (Diploma em Estudos da Língua Francesa)

Duração

Cotação

Compreensão oral Resposta a questionários de compreensão relativos a três ou quatro documentos curtos, gravados, ilustrando situações da vida quotidiana (duas possibilidades de escuta). Duração máxima dos documentos: 5 minutos

Aproximativamente 25 minutos

/25

Compreensão de textos escritos Resposta a questionários de compreensão relativos a três ou quatro documentos curtos, escritos, ilustrando situações da vida quotidiana.

30 minutos

/25

Produção de textos escritos Redação de dois textos breves (carta a um amigo ou mensagem) – descrever um evento ou experiências pessoais – escrever para convidar, agradecer, pedir desculpa, pedir, informar, dar parabéns…

45 minutos

/25

Produção oral Prova em três partes: – entrevista dirigida – troca de informações – diálogo simulado.

6 a 8 minutos Preparação: 10 minutos

/25

DELF B1 (Diploma em Estudos da Língua Francesa)

Duração

Cotação

Compreensão oral Resposta a questionários de compreensão relativos a três documentos gravados (duas possibilidades de escuta). Duração máxima dos documentos : 6 minutos

Aproximativamente 25 minutos

/25

Compreensão de textos escritos Resposta a questionários de compreensão relativos a dois documentos escritos: – retirar informação útil relativa a uma tarefa específica – analisar o conteúdo de um documento de interesse geral.

35 minutos

/25

Produção de textos escritos Redaçãode opiniões pessoais sobre um tópico geral (artigos, cartas, ensaios, etc.).

45 minutos

/25

Produção oral Prova em três partes: – entrevista dirigida – troca de informações – discussão / expressar opinião sobre um documento.

Aproximativamente 15 minutos preparação:10 minutos (não se aplica à 3ª parte do teste)

/25