Bons conhecimentos de alemão são valiosos no mundo inteiro. Porém, eles se tornam ainda mais valiosos com um certificado de idioma. Pois somente depois de um exame é possível avaliar corretamente os seus próprios conhecimentos. E apenas com uma comprovação reconhecida pode-se documentar este conhecimento também perante outras pessoas, por exemplo, ao candidatar-se a uma vaga de emprego.

 

Os certificados do Goethe-Institut

  • Possibilitam uma avaliação transparente da competência lingüística e dos padrões de aprendizagem. Isto significa que os estudantes sabem em qual nível eles falam, entendem, lêem e escrevem. E percebem os progressos que fazem.
  • Permitem uma comprovação de conhecimentos de uma língua estrangeira, independente de currículos e notas escolares.
  • Cobrem todos os níveis e habilidades do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
  • São um sinônimo de qualidade: dispomos de longa experiência no desenvolvimento de exames, que são testados, realizados e têm sua qualidade controlada mundialmente, além da formação continuada de examinadores.

 

Reconhecimento internacional

Os certificados do Goethe-Institut são apreciados em todos os lugares. Por exemplo, o Zertifikat Deutsch é reconhecido como requisito para a obtenção da cidadania alemã.

Para se inscrever nas faculdades alemãs e nos cursos preparatórios para universitários estrangeiros, é exigido um certificado como o Zentrale Oberstufenprüfung, Kleines Deutsches Sprachdiplom e Großes Deutsches Sprachdiplom. Mas os certificados do Goethe-Institut também são úteis nas faculdades do exterior.

Por exemplo, em alguns países o Goethe-Zertifikat B2 e C1 isenta o candidato de fazer a prova de alemão no exame de admissão ao ensino superior. Em muitas universidades da União Européia a comprovação de um Goethe- Zertifikat dá direito a créditos na respectiva disciplina.

 

Goethe-Zertifikat A1: Start Deutsch 1 Goethe-Zertifikat A1: Start Deutsch 1 exige conhecimentos do idioma muito simples. O exame corresponde ao primeiro nível (A1) na escala de seis níveis de competência do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.  Depois de passar neste exame, você poderá, por exemplo,

  • entender perguntas, comunicados e instruções bem simples, bem como mensagens no telefone, avisos públicos e conversas breves em situações cotidianas,
  • compreender as informações relevantes de textos curtos, placas informativas públicas e pequenos anúncios,
  • mencionar e entender números, quantidades, horários e preços,
  • preencher formulários com informações simples e dados pessoais,
  • escrever mensagens pessoais curtas,
  • apresentar-se durante uma conversa e responder perguntas simples sobre a sua pessoa,
  • formular pedidos e perguntas usuais no cotidiano e responder a esses pedidos e perguntas.
Reconhecimento

Os certificados do Goethe-Institut possuem uma alta reputação em todo o mundo e são reconhecidos como um comprovante de qualificação por empregadores e entidades de ensino continuado em muitos países. O Goethe-Zertifikat A1: Start Deutsch 1 é reconhecido como comprovante de conhecimento do idioma, exigido para a vinda posterior de cônjuges para a Alemanha.

Requisitos

Os exames do Goethe-Institut estão disponíveis para todas as pessoas interessadas e podem ser feitos independentemente se a pessoa interessada é maior de idade e se ela possui ou não a cidadania alemã. 

Para o exame Goethe-Zertifikat A1: Start Deutsch 1 é recomendada uma idade mínima de 16 anos.

  Goethe-Zertifikat A1: Start Deutsch 1 exige conhecimentos lingüísticos do primeiro nível de competência (A1) do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Aulas

Para alcançar este nível, você precisará - dependendo dos conhecimentos prévios e das condições de aprendizagem - de 80 a 200 aulas de 45 minutos.

Preparação

Se você acha que preenche os requisitos lingüísticos, poderá se inscrever para o exame a qualquer hora. No entanto, recomendamos que você participe de um dos nossos cursos preparatórios. Neste curso você desenvolverá as habilidades lingüísticas necessárias, específicas do exame, que possibilitarão que você faça o exame da maneira mais fácil possível.

Partes do exame

1. Prova escrita em grupo (65 minutos)

- Você ouve conversas curtas do dia-a-dia, mensagens telefônicas privadas ou avisos públicos por alto-falante e responde questões relacionadas, em condições próximas da realidade.

- Você lê textos como anotações curtas, pequenos anúncios, placas indicativas ou letreiros e responde questões relacionadas.

- Você preenche formulários simples típicos, e escreve um texto curto pessoal sobre uma situação cotidiana.

2. Prova oral em grupo (15 minutos)

- Você se apresenta ao grupo. Em seguida, você faz e responde perguntas do cotidiano e pede a alguém do grupo coisas do dia-a-dia.

Avaliação

Goethe-Zertifikat A1: Start Deutsch 1 é realizado e corrigido de forma padronizada no mundo inteiro. Com base em critérios uniformes, as provas escritas e os desempenhos orais são avaliados por dois examinadores na respectiva central de exames.

Material de exercícios e informações:

http://www.goethe.de/lrn/prj/pba/bes/sd1/mat/ptindex.htm

Goethe-Zertifikat A2: Start Deutsch 2 Goethe-Zertifikat A2: Start Deutsch 2 exige conhecimentos elementares do idioma. O exame corresponde ao segundo nível (A2) na escala de seis níveis de competência doQuadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Depois de passar neste exame, você poderá, por exemplo,

  • entender as informações mais importantes em conversas cotidianas, bem como breves avisos do rádio ou mensagens no telefone,
  • compreender as informações mais importantes de pequenos artigos de jornais, anúncios relacionados ao dia-a-dia e placas indicativas públicas,
  • preencher formulários usuais em lojas, bancos ou órgãos públicos,
  • escrever comunicados relacionados diretamente ao ambiente em que você vive,
  • apresentar-se em uma conversa e trocar informações sobre a sua própria situação de vida,
  • fazer e responder perguntas sobre situações cotidianas durante conversas,
  • combinar ou negociar alguma coisa em conversas do dia-a-dia.
Reconhecimento

Os certificados do Goethe-Institut possuem uma alta reputação em todo o mundo e são reconhecidos como um comprovante de qualificação por empregadores e entidades de ensino continuado em muitos países.

Requisitos Os exames do Goethe-Institut estão disponíveis para todas as pessoas interessadas e podem ser feitos independentemente se a pessoa interessada é maior de idade e se ela possui ou não a cidadania alemã.  Para o exame Goethe-Zertifikat A2: Start Deutsch 2 é recomendada uma idade mínima de 16 anos.  Goethe-Zertifikat A2: Start Deutsch 2 exige conhecimentos lingüísticos do segundo nível de competência (A2) do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas Aulas

Para alcançar este nível, você precisará - dependendo dos conhecimentos prévios e das condições de aprendizagem - de 200 a 350 aulas de 45 minutos.

Preparação

Se você acha que preenche os requisitos lingüísticos, poderá se inscrever para o exame a qualquer hora. No entanto, recomendamos que você participe de um dos nossos cursos preparatórios. Neste curso você desenvolverá as habilidades lingüísticas necessárias, específicas do exame, que possibilitarão que você faça o exame da maneira mais fácil possível.

Partes do exame

1. Prova escrita em grupo (70 minutos)

- Você ouve conversas curtas do cotidiano, mensagens telefônicas privadas ou avisos públicos por alto-falante e responde questões relacionadas, em condições próximas da realidade.

- Você lê textos como anotações curtas, pequenos anúncios, placas indicativas ou letreiros e responde questões relacionadas.

- Você preenche formulários simples típicos e escreve um pequeno texto pessoal em resposta a uma carta, e-mail ou fax.

2. Prova oral em dupla ou individual (15 minutos)

Você se apresenta em uma conversa. Em seguida você faz e responde perguntas do cotidiano e combina alguma coisa com o seu interlocutor. 

Avaliação

Goethe-Zertifikat A2: Start Deutsch 2 é realizado e corrigido de forma padronizada no mundo inteiro. Com base em critérios uniformes, as provas escritas e os desempenhos orais são avaliados por dois examinadores, separadamente, na respectiva central de exames.

Material de exercícios e informações:

http://www.goethe.de/lrn/prj/pba/bes/sd2/mat/ptindex.htm

Goethe-Zertifikat B1 Goethe-Zertifikat B1 é um exame de alemão para adolescentes e adultos. Ele atesta uma utilização independente da língua alemã e corresponde ao terceiro (B1) dos seis níveis da escala de competência do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.

Com sua aprovação no exame os participantes mostram

  • que conseguem entender informações principais quando a linguagem utilizada é a língua-padrão claramente articulada, e quando se trata de temas que lhes são familiares,  como trabalho, escola, lazer, etc.
  • que conseguem dominar a maioria das situações com as quais se deparam em viagens por países de língua alemã
  • que sabem se expressar de forma simples e coerente sobre assuntos conhecidos e áreas de interesse pessoal
  • que conseguem relatar experiências e acontecimentos, descrever sonhos, esperanças e objetivos, e expor breves justificativas ou esclarecimentos.
Reconhecimento

Os certificados do Goethe-Institut possuem uma alta reputação em todo o mundo e são reconhecidos como um comprovante de qualificação por empregadores e entidades de ensino continuado em muitos países.

Requisitos

Os exames do Goethe-Institut ficam à disposição de todos os interessados e podem ser realizados independentemente da faixa etária, ou da posse, ou não, da nacionalidade alemã.

Para o Goethe-Zertifikat B1 para adolescentes recomenda-se a idade mínima de 12 anos.  Para o Goethe-Zertifikat B1 para adultos recomenda-se a idade mínima de 16 anos.  O Goethe-Zertifikat B1 pressupõe conhecimentos lingüísticos correspondentes ao terceiro nível de competência (B1) do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Horas-aulas

Para alcançar este nível, você precisará - dependendo dos conhecimentos prévios e das condições de aprendizagem – de 350 a 650 aulas de 45 minutos.

Preparação

Se você acha que já preenche os requisitos lingüísticos, pode inscrever-se para o exame a qualquer momento. No entanto, recomendamos que você participe de um dos nossos cursos preparatórios. Aí você desenvolverá as habilidades lingüísticas necessárias e específicas do exame, que lhe facilitarão ao máximo a realização do mesmo.

Partes do Exame

1. PROVA ESCRITA EM GRUPO: LEITURA, COMPREENSÃO ORAL, REDAÇÃO

Módulo: Leitura Você lê mensagens em blogs, e-mails, artigos de jornal, anúncios e instruções por escrito. Você é capaz de entender informações principais, detalhes importantes, bem como pontos de vista e opiniões.

Módulo: Compreensão oral Você ouve anúncios, breves relatos, conversas informais, bem como discussões radiofônicas e é capaz de entender as informações principais e detalhes importantes.  Módulo: elaboração de texto Você escreve e-mails pessoais e formais e expressa por escrito a sua opinião em um fórum. Duração da prova: 165 minutos

2. PROVA ORAL EM DUPLAS: EXPRESSÃO ORAL

Módulo: Expressão oral

Numa conversa com seu(sua) parceiro(a) sobre um tema do cotidiano, como por ex., sobre viagens, você reage a perguntas, expressa sua opinião e faz sugestões. Você faz uma apresentação oral sobre um tema do cotidiano e responde a perguntas sobre o assunto. 

Duração da prova: 15 minutos Avaliação

O exame Goethe-Zertifikat B1 é realizado e corrigido de forma padronizada no mundo inteiro. Com base em critérios homogêneos, as provas escritas e os desempenhos orais são avaliados separadamente por dois examinadores no respectivo centro de exames.

Certificado

Cada módulo tem uma pontuação máxima de 100 pontos. O examinando será aprovado se obtiver 60 pontos, ou seja, 60% de acerto.  Os valores porcentuais devem ser interpretados da seguinte forma:

Pontos = Porcentual

 

Conceito

100 – 90

 

muito bom

89 – 80

 

bom

79 – 70

 

satisfatório

69 – 60

 

suficiente

Os módulos podem ser prestados isoladamente, ou combinados. Os certificados isolados dos quatro módulos correspondem a um certificado complet

Material de exercícios e informações:

http://www.goethe.de/lrn/prj/pba/bes/gzb/mat/ptindex.html

Goethe-Zertifikat B2

Goethe-Zertifikat B2 exige um nível avançado de conhecimento da língua. O exame corresponde ao quarto nível (B2) na escala de seis níveis de competência do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Depois de passar neste exame, você poderá, por exemplo,

  • entender os conteúdos principais de temas concretos e abstratos e compreender as informações relevantes (por exemplo, em programas de rádio)
  • compreender um grande leque de textos, tanto textos mais curtos (por exemplo, anúncios) bem como textos de não-ficção mais complexos, comentários e relatórios
  • expressar-se por escrito de forma clara, estruturada e detalhada sobre assuntos complexos, bem como corrigir erros em textos de terceiros
  • formular oralmente apresentações estruturadas sobre temas em geral, bem como relacionadas a áreas temáticas de seu próprio interesse
  • participar ativamente de discussões sobre temas de seu conhecimento, se posicionar a respeito e apresentar seus próprios pontos de vista.
Reconhecimento

Os certificados do Goethe-Institut possuem uma alta reputação em todo o mundo e são reconhecidos como um comprovante de qualificação por empregadores e entidades de ensino continuado em muitos países. 

Em muitos países o exame Goethe-Zertifikat B2 é considerado como pré-requisito inicial para o curso superior de germanística.
Requisitos

Os exames do Goethe-Institut estão disponíveis para todas as pessoas interessadas e podem ser feitos independentemente se a pessoa interessada é maior de idade e se ela possui ou não a cidadania alemã.

Para o exame Goethe-Zertifikat B2 é recomendada uma idade mínima de 16 anos. Goethe-Zertifikat B2 exige conhecimentos lingüísticos do nível de competência B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Aulas

Para alcançar este nível, você precisará - dependendo dos conhecimentos prévios e das condições de aprendizagem - de 600 a 800 aulas de 45 minutos.

Preparação

Se você acha que preenche os requisitos lingüísticos, poderá se inscrever para o exame a qualquer hora. No entanto, recomendamos que você participe de um dos nossos cursos preparatórios. Neste curso você desenvolverá as habilidades lingüísticas necessárias, específicas do exame, que possibilitarão que você faça o exame da maneira mais fácil possível.

Partes do Exame

Prova escrita em grupo (190 minutos)

- Você lê uma série de textos da mídia moderna, como anúncios, itens de catálogos, textos de livros não- ficção, comentários, resenhas e relatórios, e responde diferentes questões relacionadas. Você completa palavras que faltam em um texto escrito.

- Você ouve conversas e telefonemas, em seguida corrige ou complementa o que você ouviu e classifica as afirmações. Além disso, você ouve uma entrevista sobre um tema social da atualidade e responde questões relacionadas.

- Você se manifesta por escrito sobre um artigo de jornal e corrige uma carta.

2. Prova oral em dupla ou individual (15 ou 10 minutos)

Você se apresenta ao seu interlocutor (entre eles, falantes nativos), manifesta o seu ponto de vista sobre um tema atual e negocia verbalmente com um parceiro ou parceira de exames.
Partes do Exame

O exame Goethe-Zertifikat B2 wé realizado e corrigido de forma padronizada no mundo inteiro. Com base em critérios uniformes, as provas escritas e os desempenhos orais são avaliados por dois examinadores, separadamente, na respectiva central de exames.

Material de exercícios e informações:

http://www.goethe.de/lrn/prj/pba/bes/gb2/mat/ptindex.html

Goethe-Zertifikat C1

O exame Goethe-Zertifikat C1 exige um nível altamente avançado de conhecimento da língua. Ele corresponde ao quinto nível (C1) na escala de seis níveis de competência doQuadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Depois de passar neste exame, você poderá, por exemplo,

  • entender sem muito esforço matérias e programas de rádio mais longos, bem como palestras,
  • entender uma ampla seleção de textos de leitura, entre os quais textos de não-ficção mais longos e complexos, comentários e relatórios,
  • expressar-se em redação escrita sobre assuntos complexos, de forma clara e estruturada, escolhendo os termos adequados para o leitor,
  • vista próprios, formular pensamentos e opiniões de forma precisa e escrever artigos próprios detalhadamente.
Reconhecimento

Os certificados do Goethe-Institut possuem uma alta reputação em todo o mundo e são reconhecidos como um comprovante de qualificação por empregadores e entidades de ensino continuado em muitos países. 

O exame Goethe-Zertifikat C1 isenta os estudantes estrangeiros de prestar exame de idioma na admissão em escolas superiores e universidades alemãs, bem como em muitos cursos preparatórios para universitários estrangeiros. Requisitos

Os exames do Goethe-Institut estão disponíveis para todas as pessoas interessadas e podem ser feitos independentemente se a pessoa interessada é maior de idade e se ela possui ou não a cidadania alemã.

Para o exame Goethe-Zertifikat C1 é recomendada uma idade mínima de 16 anos.  Goethe-Zertifikat C1 exige conhecimentos lingüísticos do quinto nível de competência C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Aulas

Para alcançar este nível, você precisará - dependendo dos conhecimentos prévios e das condições de aprendizagem - de 800 a 1000 aulas de 45 minutos.

Preparação

Se você acha que preenche os requisitos lingüísticos, poderá se inscrever para o exame a qualquer hora. No entanto, recomendamos que você participe de um dos nossos cursos preparatórios. Neste curso você desenvolverá as habilidades lingüísticas necessárias, específicas do exame, que possibilitarão que você faça o exame da maneira mais fácil possível.

Partes do Exame

1. Prova escrita em grupo (190 minutos)

- Você lê textos de livros não-ficção, comentários, resenhas e/ou relatórios. Ao resolver as questões relacionadas, você demonstra que sabe lidar com maiores volumes de texto, reproduzindo-os em forma de trechos, entre outros recursos.

- Você ouve conversas e telefonemas, entrevistas ou relatos no rádio, em seguida você faz anotações relacionadas e classifica as afirmações.

- Você se manifesta mais detalhadamente sobre um tema, em um texto bem estruturado. Para isso você recebe informações em forma de um diagrama.

2. Prova oral em dupla ou individual (15 ou 10 minutos)

Na primeira parte da prova você se pronuncia o sobre um texto curto. Em seguida, você busca juntamente com o seu interlocutor uma solução em um projeto.

Avaliação

Goethe-Zertifikat C1 é realizado e corrigido de forma padronizada no mundo inteiro. Com base em critérios uniformes, as provas escritas e os desempenhos orais são avaliados por dois examinadores, separadamente, na respectiva central de exames.

Material de exercícios e informações:

http://www.goethe.de/lrn/prj/pba/bes/gc1/mat/ptindex.htm

Goethe-Zertifikat C2: GDS

A partir de 01/01/2012 o Goethe-Zertifikat C2: Großes Deutsches Sprachdiplom substituirá os três atuais exames Goethe-Zertifikat: Zentrale Oberstufenprüfung ZOP, Kleines Deutsches Sprachdiplom (KDS) e Großes Deutsches Sprachdiplom (GDS).

 O exame Goethe-Zertifikat C2: Großes Deutsches Sprachdiplom exige um nível altamente avançado de conhecimento da língua e documenta o sexto e mais alto nível - C2 – da escala de competências do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

 Depois de passar neste exame, você poderá, por exemplo,

  • compreender sem esforço tudo que você lê ou ouve em alemão
  • resumir informações de várias fontes escritas e orais e, com isso, formular argumentos e explicações em uma apresentação coerente
  • expressar-se de forma espontânea, muito fluente e exata, bem como distinguir as nuances mais sutis de significado em assuntos complexos.
Reconhecimento

Os certificados do Goethe-Institut possuem uma excelente reputação em todo o mundo e são reconhecidos como um comprovante de qualificação por empregadores e entidades de ensino continuado em muitos países. 

O exame Goethe-Zertifikat C2: GDS possibilita – como as três atuais provas do nível C2 - aos estudantes estrangeiros o acesso às universidades e faculdades alemãs.  Rahmenordnung über Deutsche Sprachprüfungen für das Studium an deutschen Hochschulen (RO-DT) PDF, 4 Mb  Os Estados da República Federal da Alemanha reconhecem o exame como certificado de proficiência linguística para o magistério. Os postos de reconhecimento de cada Estado, como o Ministério da Educação e Cultura, o Departamento de Formação de Professores, o governo distrital, a administração do senado, fornecem informações a respeito . Requisitos

Os exames do Goethe-Institut estão disponíveis para todas as pessoas interessadas e podem ser feitos independentemente se a pessoa interessada é maior de idade e se ela possui ou não a cidadania alemã. 

Para o exame Goethe-Zertifikat C2: Großes Deutsches Sprachdiplom recomenda-se a idade mínima de 18 anos. O exame Goethe-Zertifikat C2: Großes Deutsches Sprachdiplom exige conhecimentos linguísticos do sexto e mais alto nível de competência - C2 - na escala de competências do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Aulas

Para alcançar este nível de competência, você precisará - dependendo dos conhecimentos prévios e das condições de aprendizagem – de no mínimo 1000 aulas de 45 minutos.

Preparação

Se você acha que preenche os requisitos lingüísticos, poderá se inscrever para o exame a qualquer hora. No entanto, recomendamos que você participe de um dos nossos cursos preparatórios. Neste curso você desenvolverá as habilidades lingüísticas necessárias, específicas do exame, que possibilitarão que você faça o exame da maneira mais fácil possível. 

Se você não encontrar um curso próximo de você, o curso à distância “Besser Deutsch Grammatik” pode ser interessante para você. Grammatiktraining C1/C2 Partes do Exame

1. Prova escrita em grupo (195 minutos)

- No módulo Ler você mostra que entende sem dificuldades um amplo leque de textos, mesmo quando estes são abstratos ou de conteúdo linguisticamente complexo, e que capta os seus sentidos implícitos;

- No módulo Ouvir você mostra que entende um amplo leque da língua falada em conversas diretas, como na mídia, mesmo quando se fala rapidamente;

- No módulo Escrever você mostra que redige, com base em temas gerais ou ligados à literatura, textos sofisticados que representam os fatos de forma estruturada e clara, fluente e no estilo adequado ao respectivo destinatário e finalidade.  Literatura 2014  Literatura 2015

2. Prova oral individual (15 minutos)

No módulo Falar você mostra que se expressa de forma detalhada e livremente, bem como pode participar de uma discussão sem dificuldades, sabendo usar adequadamente expressões idiomáticas e diferenciar as nuances mais sutis de significado. Antes você terá 15 minutos de prazo para esboçar e estruturar a apresentação sobre o tema escolhido.

Avaliação

O exame Goethe-Zertifikat C2: GDS é realizado e avaliado de forma padronizada no mundo inteiro.

Os módulos Ler, Ouvir e Falar são avaliados na central de exames. A avaliação do módulo Escrever é coordenada pela central de exames do Goethe-Institut. Os examinadores e avaliadores recebem treinamento e formação continuada em seminários e são certificados pelo Goethe-Institut. Certificado Cada módulo tem uma pontuação máxima de 100 pontos. O examinando será aprovado se obtiver 60 pontos, ou seja, 60% de acerto.  Os valores porcentuais devem ser interpretados da seguinte forma:

Pontos = Porcentual

 

Conceito

100 – 90

 

muito bom

89 – 80

 

bom

79 – 70

 

satisfatório

69 – 60

 

suficiente

Os módulos podem ser prestados isoladamente, ou combinados. Os certificados isolados dos quatro módulos correspondem a um certificado completo.

Material de exercícios e informações:

http://www.goethe.de/lrn/prj/pba/bes/nc2/mat/ptindex.html